segunda-feira, 28 de março de 2011

A carta da Terra...


A Carta da Terra é uma declaração de princípios fundamentais para a construção de uma sociedade global no Século que seja justa, sustentável e pacífica. A mesma procura inspirar em todos os povos um novo sentido de interdependência e de responsabilidade compartilhada para o bem-estar da família humana e do mundo em geral. É uma expressão de esperança e um chamado a contribuir para a criação de uma sociedade global no âmbito de uma conjuntura histórico-crítica. A visão ética inclusiva do documento reconhece que a proteção ambiental, os direitos humanos,o desenvolvimento humano eqüitativo e a paz, são interdependentes e indivisíveis.
Isto fornece um novo marco com relação à maneira de pensar sobre estes temas e de como abordálos. O resultado também inclui um conceito mais amplo sobre o que é o desenvolvimento sustentável.

Qual é a origem e a história da Carta da Terra? Em 1987, a Comissão Mundial das Nações Unidas para o Ambiente e Desenvolvimento fez um chamado para a criação de uma carta que tivesse os princípios fundamentais para o desenvolvimento sustentável. A redação da Carta da Terra foi um dos assuntos não concluídos da Cúpula da Terra no Rio em 1992. Em 1994 Maurice Strong, Secretário Geral da Cúpula da Terra e Presidente do Conselho da Terra e Mikhail Gorbachev, Presidente da Cruz Verde internacional,lançaram uma nova Iniciativa da Carta da Terra com o apoio do Governo dos Países Baixos. A Comissão da Carta da Terra foi formada em 1997 para supervisar o projeto e estabeleceu-se a Secretaria da Carta da Terra no Conselho da Terra na Costa Rica.

Nenhum comentário: