quinta-feira, 24 de março de 2011

Projeto Bicho Amigo


Foi entregue nesta terça-feira, 22, a unidade móvel II do Projeto Bicho Amigo, implementada pela prefeitura (Porto Alegre), por meio da Coordenadoria Multidisciplinar de Políticas Públicas para os Animais Domésticos (Comppad). O ato ocorreu no Largo Glênio Peres com a presença do prefeito José Fortunati e da primeira-dama, Regina Becker. (fotos) (vídeo)

Na ocasião foi assinada a cedência de uso do ônibus doado pela Carris, que tem como objetivo transportar animais domésticos de vilas populares da Capital para as clínicas de esterilização.


O ônibus foi adaptado com compartimentos para cães e gatos e gabinete, e possui acomodações para atendimentos emergenciais, durante o transporte à clínica veterinária. Os animais atendidos, principalmente oriundos das vilas que são remanejadas na Capital, receberão vermífugo e microchip com dados de identificação do proprietário.

O prefeito destacou a importância da parceria com as ONGs, protetores de Porto Alegre e com o Ministério Público. “Nós somos responsáveis pelos animais que estão na rua, o ser humano não cuida de forma adequada e não cuida do meio ambiente na sua plenitude”. Aos que criticam as ações de políticas públicas voltadas ao bem estar animal o prefeito salientou: “Não podemos ser excludentes! Temos sim que nos preocupar com animais. Nosso dever é estender ao máximo as políticas públicas para qualificar a cidadania e melhorar a vida da população”.


Bicho Amigo: prefeito e Primeira-Dama ressaltam compaixão com os animais

Em seu discurso a primeira-dama, responsável pela Comppad, citou a frase do filósofo alemão Arthur Schopenhauer: “A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem". De acordo com Regina, esse segundo ônibus fará apenas o transporte dos animais até a clínica licitada para castrar 3.072 animais das vilas Dique, Nazaré e Chocolatão. O primeiro, doado pela ATP, possui duas unidades de castração, e será coordenado através da parceria firmada entre a Comppad e a Faculdade de Medicina Veterinária da UFRGS.

Regina ressaltou que inúmeros trabalhos estão sendo realizados para qualificar as políticas públicas voltadas para animais domésticos. Para ela, a coordenadoria está ancorada em três eixos principais: saúde pública; educação para acabar com aus tratos e abandono dos animais, trabalho que vem sendo realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e solidariedade. Entre outras projetos da Compadd estão a criação da Secretaria Especial dos Direitos dos Animais.

O evento integra a programação da Semana de Porto Alegre, alusiva aos 239 anos da cidade. A unidade móvel que foi grafitado pelo artista Leopold Kunrath ficará exposta ao público até esta quarta-feira, 23, das 9h às 17h.

Comppad - A Coordenadoria Multidisciplinar de Políticas Públicas para Animais Domésticos está ligada ao Gabinete da Primeira-Dama. Atua na observação e promoção do bem-estar animal, educando e valorizando ações de guarda responsável e contra os maus tratos.



Nenhum comentário: