segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Assinado!


Hospital veterinário de Porto Alegre será modelo de gestão para o país
(É a promessa do prefeito José Fortunati)

Em parceria da Prefeitura com a iniciativa privada, Porto Alegre terá a partir de 2013 o primeiro hospital público para animais de estimação do Brasil. Na manhã desta segunda-feira (3), o prefeito José Fortunati e o representante da empresa Novavicenza Negócios e Participações, Rodrigo Souza, assinaram Termo de Compromisso para a construção do Hospital Municipal Veterinário Vitória. A previsão é iniciar as obras em novembro, com 10 meses de duração.

O hospital será construído pela iniciativa privada em terreno do município na rua Comendador Tibiriçá, bairro Jardim Botânico, com área de 1,1 mil metros quadrados. O serviço oferecido pela prefeitura, por intermédio da Secretaria Especial dos Direitos Animais (SEDA), incluirá procedimentos de média e alta complexidades, para animais vítimas de maus tratos e atropelamentos.

Para o prefeito, o fortalecimento das políticas públicas para os animais resguarda a saúde da população. “A proliferação de animais gera maus tratos, abandonos e transmissão de doenças. Quando tratamos da questão animal, estamos cuidando da saúde pública dos cidadãos”, enfatizou o prefeito.

O projeto tem ainda as parcerias do Sindicato dos Médicos Veterinários e do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado (SIMVETRS), que colaborou na elaboração do projeto do Vitória. Conforme a primeira-dama Regina Becker, a prioridade do atendimento gratuito será para animais de famílias em vulnerabilidade social, com renda até três salários mínimos. 

Infraestrutura – De acordo com o arquiteto Rodrigo Souza, responsável pelo projeto, o hospital terá quatro salas para cirurgia, duas áreas de preparação e UTI, além das estruturas de triagem, quarentena e canil com capacidade para 120 animais em recuperação. A presidente do SiMVETRS, Maria Angelica Zollin, que apoiou o desenvolvimento da proposta, avaliou o novo serviço como “um marco para a saúde e o bem-estar animal”. 

Este será o primeiro hospital público para animais de estimação do Brasil. Na capital paulista, a Associação de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Aclinvepa) criou instituição para atender casos de baixa complexidade. A prefeitura daquela cidade repassa uma verba mensal para atender 70 casos por dia, incluindo consultas, retornos, internações, exames e cirurgias. 

Seda – Há pouco mais de um ano, a Área de Medicina Veterinária da SEDA conta com uma equipe de seis veterinários que atendem, em média, 60 casos por dia, seja para esterilização, cirurgias de risco (tumores e amputações), tratamento quimioterápico e atendimento a animais vítimas de acidentes e atropelamentos.
Fonte: Seda

Vamos ficar de olho pessoal, para sair do papel o projeto e realmente funcionar em favor dos nossos amigos peludos, guardem essa data, previsão de início das obras: em NOVEMBRO de 2012 e com 10 meses de duração! 

Nenhum comentário: